A Polícia Federal desencadeou hoje (23) a Operação Jacutinga, para desarticular uma quadrilha que fazia o tráfico internacional de drogas.
Os suspeitos tinham como base uma chácara em São Miguel do Iguaçu, e a operação ganhou este nome justamente porque jacutinga é uma espécie de ave típica da região.
As investigações começaram em abril de 2016 e confirmaram que a droga entrava no Brasil pela fronteira e, daqui, era enviada para São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Ao longo das investigações, cinco pessoas foram presas em flagrante. Houve apreensão de 162 quilos de cocaína, 32 kg de crack e 154 kg de maconha. Os policiais recolheram ainda uma pistola 9 milímetros.
Agora, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e oito de busca e apreensão em endereços de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Cascavel.
A operação é desencadeada em conjunto pelas delegacias da Polícia Federal de Foz do Iguaçu e Cascavel.
O grupo investigado, formado por três pessoas da mesma família, transportava a droga em compartimentos previamente preparados na lataria dos veículos, como no teto e nos para-lamas. Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e oito de busca e apreensão.
Além do grupo principal, as investigações identificaram um núcleo secundário, envolvido em uma apreensão de 40 kg de maconha na cidade de Cascavel, ocorrida em abril do ano passado, quando uma pessoa foi presa.