Um passageiro estrangeiro foi preso por policiais federais no aeroporto internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, tentando levar consigo um lingote de ouro de aproximadamente 1 quilo, no final da tarde de quarta-feira (08/05).
Durante a fiscalização aeroportuária realizada pelos agentes de proteção de aviação civil (APAC), um objeto de grande densidade foi localizado no interior de uma das bagagens de mão inspecionadas, sem a definição do que seria.
Na realização da vistoria minuciosa feita na bagagem de propriedade de um passageiro, de 42 anos e de nacionalidade chinesa, foi encontrado, envolto por fitas plásticas escuras e papel de alumínio, um lingote de ouro sem nenhuma documentação legal.
O passageiro, que tinha passagem aérea comprada para o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo/SP, afirmou que havia comprado a barra de ouro no Brasil, pelo preço de 69 mil dólares.
Com a constatação da prática do crime de usurpação de patrimônio da união, descrito no artigo 2º, §1º da lei 8176/91, os policiais deram voz de prisão e encaminharam o passageiro estrangeiro para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para a lavratura do flagrante e apreensão do lingote de ouro.
Com informações da CS/PF/Foz