Piolla critica “manifestações imbecis” e reclama de “intolerância” contra argentinos.

Fiscalização continua na entrada de Puerto Iguazú, com exigências sobre itens não previstos pelas leis brasileiras.

O secretário municipal de Turismo, Gilmar Piolla, em sua página no Facebook, considera que há muitas “manifestações imbecis” nas redes sociais contra os argentinos, por fiscalizarem os veículos brasileiros que chegam a Puerto Iguazú, exigindo a Carta Verde.

“A verdade é que os argentinos têm o direito de fiscalizar se os veículos brasileiros possuem a Carta Verde. Afinal, o seguro alivia a conta do sistema de saúde publica do lado de lá, em casos de acidentes de trânsito”, diz Piolla, em postagem feita na tarde deste sábado (9).

Piolla completa dizendo que “o Foztrans também tem o direito de fiscalizar o transporte irregular de passageiros, realizado por motoristas argentinos em Foz do Iguaçu”, que por sinal é a queixa mais frequente dos vizinhos nas redes sociais deles.

Mas o problema é que a fiscalização argentina não está exigindo apenas a Carta Verde. Uma internauta disse, em resposta a Piolla, que “estão exigindo itens que não são exigidos nos veículos aqui no Brasil e desrespeitando o acdordo do Mercosul. E, quando vamos argumentar sobre isso, eles nos ameaçam com prisão”, disse Kaka Souza.

“Eu sei que não é isso que eles dizem quando vocês pedem explicação a respeito, mas é isso que acontece de verdade. Se não acredita em mim, pegue seu carro agora e vai lá, porque eles estão fazendo isso nesse momento”, disse ainda a internauta.

Piolla respondeu a ela: “Agendamos uma reunião segunda-feira com todos os órgãos de trânsito dos dois países para divulgarmos semana que vem quais são os documentos exigidos. Vamos exigir o cumprimento do que está estabelecido no Acordo do Mercosul. Tudo será esclarecido semana que vem. Chega de confusão!”

Tomara que sim. Mas que seja uma conversa aberta e franca e, depois, devidamente registrada na imprensa, daqui e de lá.

Sair da versão mobile