O decreto de nomeação, que também exonera Stamm do cargo de diretor financeiro executivo, é assinado pelo presidente e também pelo novo ministro de Minas e Energia, Wellington Moreira Franco.
O novo diretor-geral brasileiro de Itaipu ocupava a diretoria financeira executiva da Itaipu desde março do ano passado e teve oportunidade de desenvolver vários projetos e ações da área, inclusive em convênios com municípios do Oeste do Paraná.
Como o Não Viu? já havia noticiado quando se especulava fortemente sobre o seu nome, Marcos Stamm é londrinense. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1981, ele tem pós-graduações em Direito Administrativo – Licitações e Contratos Administrativos, e em Direito Administrativo Controle da Administração Pública, ambas pela Faculdade de Direito de Curitiba.
Delegado regional do Trabalho substituto da Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Paraná e chefe do Serviço de Relações do Trabalho, no período de 1996 a 1998.
E mais: foi assessor do governador do Estado do Paraná, em 2010; chefe de gabinete do secretário da Assessoria Especial do Governo do Estado do Paraná, no período de 1987 a 1990.
Chefe de gabinete da Fundação da Assistência aos Municípios do Paraná (Famepar), no período de 1984 a 1987; e assessor técnico do Senado Federal – gabinete do senador Sérgio Souza, no período de 2011 a 2014.
Religioso
Detalhes pessoais: Stamm é criterioso, religioso (católico) e tem espírito agregador, segundo aqueles que trabalham com ele.