Cuidado com os falsos guias de Ciudad del Este – aqueles que abordam o turista com um “que procura, patrón?”.
Ontem, quarta, a polícia desbaratou uma rede de “piranhas”, como são chamados esses guias, depois do assalto a dois brasileiros, os gaúchos Marcos Luciano Cardoso e Patrick Antonio Pires.
Os falsos guias levavam turistas a um local do Shopping Vendome, onde eram assaltados, informa nesta quinta o Diário Vanguardia.
Os detidos são Édgar López Mendoza e Alcides Roque Duarte. Édgar é dono da loja “Compras Paraguay”, que fica no segundo piso do shopping Vendome de Ciudad del Este, e já tem antecedentes por golpes em 2016 e 2017.
O segundo é um dos tais guias que levam os turistas até aquele local, onde eram assaltados.
As vítimas contaram à polícia que, quando entraram no shopping Vendome, foram abordados por dois supostos guias, que, depois de perguntar se queriam comprar eletrônicos, levaram os dois à loja “Compras Paraguay”.
Já na loja, os “guias” e mais outras cinco pessoas, entre elas o dono do “Compras Paraguay”, os obrigaram, sob a mira de armas, a entregar todo o dinheiro que possuíam, cerca de R$ 2 mil. Depois, foram liberados.
As vítimas procuraram a Delegacia de Polícia de Alto Paraná. Os agentes policiais foram à loja e prenderam os dois homens que ali estavam, que foram reconhecidos pelas vítimas, e recuperaram todo o dinheiro roubado.
Ação contra guias
O assalto aos brasileiros ocorre justamente agora que a prefeitura de Ciudad del Este decidiu adotar uma série de medidas para combater os golpes praticados pelos “piranhas” contra turistas brasileiros, principalmente.
Entre as medidas, está a abertura de escritórios de defesa do consumidor, aumento do policiamento e instalação de câmeras de segurança no centro comercial.