Na madrugada desta quinta-feira (6), a Polícia Militar do Estado do Paraná realizou a Operação Lacraia onde foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, contra nove policiais do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, um policial do 19º Batalhão de Polícia Militar, dois policiais aposentados da reserva e um policial da Reserva não Remunerada.
Mandados foram cumpridos em Cascavel, Toledo, Santa Helena, Tupãssi, Francisco Beltrão, Santa Tereza do Oeste e Rio Azul.
Investigações – As investigações tiveram começaram em 2020, após dois policiais na cidade de Toledo serem presos, por supostos envolvimentos no crime de extorsão.
Depois desse fato, a Corregedoria da Polícia Militar, juntamente com a agência de inteligência do Batalhão de Polícia Ambiental, conseguiu a quebra do sigilo telefônico e telemático dos suspeitos, e a quebra do sigilo bancário, imobiliário e mercado de ações.
Posteriormente a todas as averiguações, foram expedidos pelo Poder Judiciário 18 mandados de busca e apreensão que foram cumpridos nesta madrugada.
Várias medidas foram tomadas para a continuidade das investigações, como suspensão da função pública; proibição do uso de fardamento e de armamento da Corporação ou particular, devendo esses serem recolhidos pela Administração Castrense; proibição de manter contato com quaisquer dos envolvidos na investigação, por qualquer meio de comunicação (contato pessoal, telefônico, por meio eletrônico ou virtual), bem como por terceira pessoa; e a proibição de que os suspeitos de ausentem da comarca onde vivem.
Com informações da PM