O presidente do Paraguai, Santiago Peña, e o diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Justo Zacarías Irún, fizeram um passeio nesta sexta-feira (10) na cidade de Carmelo Peralta, no Chaco, para verificar as obras da Ponte Bioceânica, que já está 30% concluída.
O presidente informou que manteve conversações com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que manifestou interesse em visitar as obras da ponte internacional, para que o encontro oficial ocorra em breve.
A nova ligação rodoviária, empreendimento que beneficiará o Paraguai e o Brasil, financiada pela margem paraguaia da Binacional, é a principal obra do Corredor Bioceânico, que dará acesso para o Brasil chegar aos portos chilenos de Iquique e Antofagasta, no oceano Pacífico.
O presidente disse que esta megaestrutura beneficiará os dois países, Paraguai e o Brasil, e promoverá o desenvolvimento económico da zona, pois facilitará a instalação de empresas e indústrias naquela zona do território paraguaio.
A Ponte Bioceânica, que liga as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, no Brasil, terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso nas duas margens do Rio Paraguai, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de extensão e vão central de 350 m.