Já está sob análise de Itaipu o projeto executivo de um sistema de câmeras inteligentes pra reconhecimento facial de pedestres, que será implantado no ano que vem na Ponte da Amizade.
O projeto foi elaborado por órgãos de segurança do Brasil, com participação de seus pares paraguaios, segundo informou o delegado da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Fabiano Bordignon, durante o seminário Fronteiras do Brasil, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras, na semana passada.
“A ideia é construir pontes e não muros”, disse o delegado. “Mas devemos controlar essas pontes de maneira inteligente, que permitam o acesso. Não se pode fazer um controle pessoa por pessoa”, disse ainda.
As câmeras inteligentes são capazes de fazer o reconhecimento facial no momento em que a pessoa passa, bem como de detectar as placas dos veículos. O projeto seria financiado por Itaipu.
Por dia, circulam diariamente 8 mil pessoas pela Ponte da Amizade, entre pedestres e motoristas. Atualmente, o controle é feito de maneira aleatória. E não há controle migratório, de entrada e saída de país para os que circulam num raio de 40 quilômetros da fronteira. Fonte: Vanguardia