Ponte da Integração: veja a previsão de abertura, segundo os paraguaios

A ponte está pronta desde o final de 2022, mas não pode ser usada por falta de acessos dos dois lados da fronteira

Representantes do Ministério das Relações Exteriores do Paraguai visitaram as obras de acesso ontem (23). Foto: MOPC/Divulgação

Segundo o vice-ministro de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, Hugo Arce, a Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai, só será aberta para a circulação de veículos no final de 2025.

A ponte está pronta desde o final de 2022, mas por falta de obras de acesso, dos dois lados da fronteira, ainda não pode ser usada.

Em entrevista ao jornal ABC Color, na quarta-feira (22), Arce afirmou que só no final de 2025 as obras de acesso, denominadas Corredor Metropolitano Leste, serão concluídas.

No lado paraguaio, tais obras estão sendo financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, por intermédio de um empréstimo de 212 milhões de dólares.

Um valor bem maior do que custou a própria ponte, que foi bancada pela margem brasileira da Itaipu Binacional e custou 84 milhões de dólares, segundo o jornal.

O andamento das obras do outro lado da fronteira está na seguinte situação, segundo o MOPC:

Já no Brasil, o DER-PR, responsável pelos acessos à ponte, denominados Perimetral Leste, afirma que, em média, as obras estão 50% concluídas, segundo o último boletim do órgão divulgado no mês de abril (leia AQUI).

 

 

Sair da versão mobile