Ponte que Itaipu vai financiar é a que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco

A ponte será do tipo estaiado. Será preciso construir aduanas e a Perimetral Leste, para acesso mais direto à BR-277. Desenho do projeto.

Já estão avançados, na Itaipu Binacional, os estudos para viabilizar os investimentos para a segunda ponte entre Foz do Iguaçu e o Paraguai.

O financiamento de Itaipu será para a ponte que ligará Foz a Presidente Franco. O edital para licitação dos projetos básico e executivo dessa ponte foi cancelado em junho, por falta de recursos para as obras.

Mas o Paraguai insistiu e sugeriu ao governo brasileiro que a Itaipu financiasse o investimento. O presidente Michel Temer acabou dando o aval.

Na verdade, o então presidente Horacio Cartes havia mencionado uma terceira ponte a ser financiada, entre Foz e Hernandarias.

A ponte, naquele local, aproveitaria a infraestrutura existente no lado paraguaio, onde Cartes inaugurou este ano a ampliação e modernização da Avenida Peru, que liga a rota 7 com a chamada Supercarretera de Hernandarias.

Do lado brasileiro, contudo, é mais viável construir a ponte entre Foz e Presidente Franco, que evitaria o acesso de caminhões à área central de Foz, a partir da implantação da Perimetral Leste.

O Ministério dos Transportes reconhece que, com a nova ponte, haverá benefícios diretos, como a redução dos custos com frete e transporte, além da melhoria no tráfego regional. Sem contar o aumento do potencial de exportação e importação entre os dois países.

O presidente Mario Abdo Benítez, em sua visita como presidente eleito ao Brasil, disse ao presidente Michel Temer que “é inaceitável que, com todo o comércio e oportunidades que temos juntos, tenhamos apenas uma ponte”, a da Amizade, construída há 53 anos.

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