Ponte paga pela Itaipu para o Brasil chegar ao Pacífico está 60% pronta

A nova infraestrutura ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Puerto Murtinho (Mato Grosso do Sul), se constituindo parte fundamental da Rota Bioceânica

Ponte 60% concluída. Fotos: MOPC/dvulgação

A construção da Ponte Bioceánica, que ligará o Paraguai e o Brasil através do Rio Paraguai, avança a bom ritmo e está 59,27% concluída.

A nova infraestrutura ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Puerto Murtinho (Mato Grosso do Sul) e é parte fundamental da Rota Bioceânica, corredor rodoviário que permitirá uma ligação mais ágil entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Isso reduzirá os tempos de transporte e posicionará o Chaco paraguaio como ponto estratégico no circuito comercial internacional.

Do lado paraguaio, as obras mais recentes incluem a instalação de lajes de concreto nas calçadas da ponte, destinadas aos pedestres. Avançou-se também na construção de uma das torres principais, conhecida como “Pila 13”, onde estão sendo finalizadas as estruturas que suportarão grande parte do peso da obra.

Do lado brasileiro, novas estruturas estão sendo construídas no acesso à ponte, como o viaduto que permitirá a entrada fluida de veículos. Além disso, também estão sendo realizados trabalhos de instalação de reforços, componente essencial para garantir a resistência e segurança da infraestrutura.

Essa ponte é financiada pela Itaipu Binacional do Paraguai, como contrapartida à Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai, bancada pela Itaipu da margem brasileira, que está pronta.

Com informações do MOPC

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