A Ponte Bioceánica que ligará as cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, à cidade de Puerto Murtinho, no Brasil, registrou até o momento um avanço de 60,8%.
De acordo com o relatório do Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), atualmente, os trabalhos estão concentrados nas estacas principais 13 e 14, bem como na execução da concretagem nas estacas do lado brasileiro e o acabamento das estacas 12 e 10, do lado paraguaio.
Em breve, será iniciada a montagem das vigas do lado brasileiro e serão realizadas obras de conclusão do último vão para conclusão do tabuleiro do lado paraguaio.
Além disso, continuarão as obras do aterro de acesso e o recebimento dos materiais para a montagem dos segmentos da parte que será suspensa com o uso de cabos de aço da ponte.
Esta nova passagem é considerada o principal elo da Rota Bioceânica, que ligará dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico, através do Chaco paraguaio, desde a fronteira com o Brasil até a zona fronteiriça com a Argentina, em Pozo Hondo.
A obra está sendo financiada pela Itaipu da margem paraguaia, em contrapartida à Ponte da Integração, construída com recursos da Itaipu da margem brasileira, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai.
Leia também: Emirados Árabes querem investir no corredor que dará acesso para o Brasil chegar ao Pacífico