A construção da ponte Bioceánica, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Puerto Murtinho (Brasil), atingiu mais de 65% de progresso até o final de 2024.
A iniciativa, parte do Corredor Rodoviário Bioceánica, busca otimizar a logística regional e facilitar a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Com um cronograma que avança dentro dos prazos estabelecidos, o objetivo é concluir este megaprojeto no primeiro trimestre de 2026.
Uma vez concluída, a ponte reduzirá os custos e os tempos de transporte entre os dois países, impulsionando o comércio e a integração económica.
A ponte está sendo bancada com recursos da Itaipu da margem paraguaia, para compensar a Ponte da Integração, construída com dinheiro da margem brasileira da usina, que liga Foz do Iguaçu (no Brasil) a Presidente Franco, no Paraguai.
Inovações técnicas para condições extremas
O andamento da obra ocorre em condições climáticas exigentes, típicas do Chaco paraguaio, o que exigiu um planejamento cuidadoso.
Para enfrentar as altas temperaturas da região, foi incorporado gelo à mistura do concreto, técnica que garante sua correta hidratação e resistência.
Treinamento de pessoal de segurança
Além disso, a equipe de trabalho recebe treinamento contínuo. Recentemente, técnicos da empresa contratante participaram de treinamento sobre resgate em altura, ministrado pela Unidade SAR e pelo Comando Nacional em Carmelo Peralta.
Esses treinamentos reforçam as medidas de segurança e preparam o pessoal para o desenvolvimento seguro do trabalho.
Com informações da assessoria