Por que algumas pessoas com Covid-19 têm sintomas leves e outras graves? Leiam o que se sabe!

Há quem, mesmo sem as comorbidades já listadas, também desenvolva uma Covid-19 mais grave.

Foto ilustrativa: Pixabay

Desde o início da pandemia, pesquisadores de várias partes do mundo buscaram entender quais pessoas desenvolvem formas leves e quais têm quadros mais graves da Covid-19, a partir de fatores genéticos, segundo matéria do jornal Gazeta do Povo, publicada ontem (08), que pode ser lida na íntegra, se você clicar aqui.

Segundo o jornal, foram identificadas 13 loci (regiões ou localizações do genoma humano), em oito cromossomos, que estão associadas ao adoecimento ou à gravidade pela doença, e os resultados foram publicados em um artigo na revista científica Nature nesta quinta-feira (8).

Apesar de algumas características estarem associadas a maior gravidade da infecção, como idade avançada e a obesidade, por exemplo, esses fatores sozinhos não explicam a severidade da doença em todas as pessoas, segundo os pesquisadores.

Há quem, mesmo sem as comorbidades já listadas, também desenvolva uma Covid-19 mais grave. É para esse grupo que os estudos genéticos buscam dar uma resposta, diz a Gazeta do Povo.

Sair da versão mobile