Pra relaxar: conheça o trabalho de um especialista em cães da raça pastor-alemão

João vem se aprofundando e estudando mais sobre a raça desde 2012. Foto: Arquivo pessoal

O empregado da Itaipu João Mário Garcia mantém uma paixão bem grande e fiel.

Há sete anos, ele decidiu dedicar-se à criação pastores-alemães, e hoje, ostenta um plantel composto por seis fêmeas, um macho e cinco filhotes com 50 dias de vida. João conta que sua paixão pela raça começou em 2007, quando ele se adquiriu uma fêmea da raça, batizada de “Ursa”.

Em 2012, foi para Corrientes, na Argentina, visitar uma exposição dedicada aos animais e voltou ainda mais apaixonado pelos bichos.

Confira no Ler mais a dedicação de João por esses animais.

Os filhotes também são cuidados por João e devem participar de futuras competições.

Ao conferir as premiações e exibições dos belos cães, decidiu tornar-se um especialista no assunto e não parou mais. “Após a exposição, comecei a comprar mais animais, fazer cursos, entender mais sobre a raça e saber como criá-los da maneira correta. Desde então, frequento exposições constantemente”, relembrou.

João frequenta constantemente as exposições, tanto para competir como para aprender mais.

Com a experiência adquirida, deixou de ser apenas um espectador e passou a levar os animais para competir nas exibições. Até o momento foram quatro delas – duas no Brasil (Curitiba e Blumenau) e duas na Argentina (Corrientes).

A cadela Perle é uma veterana em competições e já participou de três eventos.

A última foi em 2018, com a fêmea Perle Von Urben, ficando com a 4ª colocação na categoria Exemplar de 12 a 18 meses. Com outra cadela, a Queny, participou da Sieger Argentina 2017, a maior competição do país, e ficou entre os 20 melhores colocados. Todos os animais do colega possuem pedigree registrado e concedido pelo Clube Brasileiro do Pastor Alemão (CBPA).

O bom cuidado com os cães gera crias saudáveis e muito fofas.

Em sua casa, o João montou um local adequado para os cães, com canil e espaço para brincar. Porém, logo os animais estarão de mudança. João está montando um ambiente maior, com 1.700 m², que terá escritório, corredeiras para os cães fazerem exercícios e um campo com pista para treino para exposição.

O novo espaço que será montado irá oferecer mais liberdade e melhores condições para o desenvolvimento dos cães.

Sobre as vantagens da raça, João destaca a fidelidade, companheirismo e segurança que os pastores-alemães trazem. “Eles são muito dóceis e convivem bem com a família. Além da parceria, com um bom treinamento eles podem se tornar cães de guarda e parceiros fieis”.

Se você ficou interessado pelo animal e deseja saber mais sobre ele, o João te dá uma ajuda. Ele enviou para o JIE um texto completo sobre as vantagens de se ter um pastor-alemão, informações sobre a raça e detalhes sobre as exposições. Basta clicar aqui para conferir.

Fonte e fotos: reprodução do JIE/Itaipu Binacional.

Sair da versão mobile