A prefeita de Ciudad del Este, Sandra McLeod de Zacarías, declarou “tolerância zero” contra os criminosos que roubam e fraudam os turistas que vêm à cidade fazer compras, informa o Vanguardia.
Ela determinou o fechamento definitivo da loja “Compras Paraguay”, no shopping Vendome, onde o próprio dono se juntou a falsos guias de turismo para assaltar compristas. Foi ali o último assalto a turistas brasileiros em Ciudad del Este, registrado na quarta-feira (7).
“Queremos uma cidade segura. Vamos dar os nomes das galerias comerciais que são cúmplices (…) e que funcionam exclusivamente para fraudar os turistas, causar dano à imagem de Ciudad del Este e aos trabalhadores que atuam dentro da lei”, disse a prefeita.
Ela disse ainda que, num trabalho conjunto com outras instituições, será evitada a proliferação dos chamados “guias de turismo” e prometeu ser “implacável” com as lojas que realizam ações ilícitas.
O Vanguardia, em editorial, aprova as medidas e só lamenta que tenham demorado para ser implantadas, já que os criminosos tiveram tempo para “aperfeiçoar suas nefastas práticas ilícitas”.
O desmantelamento do esquema utilizado por parte de agentes de trânsito, que provocavam engarrafamentos para facilitar a cobrança de propinas, por meio dos falsos guias turísticos, e a punição a comerciantes que atuam em cumplicidade para assaltar turistas, segundo o Vanguardia, “indicam que se pode converter Ciudad del Este em uma cidade amigável não só com os visitantes esporádicos, mas também com toda a população”.
O jornal só deseja que “não sejam decisões momentâneas e midiáticas”, mas que a campanha de tolerância zero seja o início da regularização de Ciudad del Este.
Ficamos também na torcida.