O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) já marcou eleição para a Prefeitura de Ciudad de Este, para o dia 3 de março.
Antes disso, os partidos políticos farão suas internas, no dia 27 de janeiro. No dia 8 de março assume o(a) novo(a) prefeito(a).
A decisão do TSJE veio depois da renúncia de Sandra McLeod, depois de meses de campanha contra ela e o clã Zacarías, do qual faz parte.
O assessor do Tribunal, Luis Alberto Mauro, confirmou que a renúncia de Sandra McLeod Zacarías foi aprovada pela justiça, com base numa ação de inconstitucionalidade “que diz que a renúncia é válida”.
Além disso, afirmou, o primeiro parágrafo apresentado na carta de renúncia da agora ex-prefeita diz explicitamente que a renúncia “é irrevogável”.
McLeod havia apresentado sua demissão como prefeita, mas ameaçava retirá-la caso seja aprovada a intervenção na municipalidade pela Câmara dos Deputados, que está analisando o caso na sessão desta terça-feira (27).
Enriquecimento ilícito
Sandra e o marido, senador Javier Zacarías Irún, se revezaram na prefeitura de Ciudad del Este por 17 anos.
Ambos são acusados de enriquecimento ilícito. Moradores de Ciudad del Este querem também a cassação do marido.
O movimento contra a corrução em Ciudad del Este teve repercussão em todo o Paraguai, onde populares também começaram a pedir intervenção em municípios em que prefeitos são acusados de atos ilícitos.