Através de um decreto, publicado ontem (30), no Diário Oficial do Município, o prefeito Chico Brasileiro, assegurou aos indígenas “o exercício da divulgação e venda do artesanato por eles produzidos em espaços públicos, no âmbito do Município de Foz do Iguaçu”.
Traduzindo: a partir de agora, os índios do Paraguai, Argentina e Brasil podem ocupar qualquer espaço público, como praças, por exemplo, para venderem o artesanato e divulgarem a cultura deles.
Segundo o decreto: “entende-se por indígenas os indivíduos que se identificam e são identificados como pertencentes a algum dos povos indígenas existentes no território nacional, nos termos da Convenção169, da Organização Internacional do Trabalho – OIT – sobre Povos Indígenas e Tribais, promulgada por meio do Decreto Federal no 5.051, de 19 de abril de 2014”.
Mais: a gestão dos procedimentos necessários para a aplicação deste Decreto ficará a cargo da Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. O pedido para esse decreto foi dessa secretaria, cuja secretária é a esposa do prefeito, Rosa Maria Jeronymo Lima.
A intenção parece boa, mas o que vai acontecer daqui para frente com a cidade, só o prefeito e a esposa dele sabem.