Prefeito Chico Brasileiro desautoriza o Foztrans a cumprir a lei. Pode? Em se tratando de Chico, pode!

Prefeito vistoriando obras. Foto: PMFI

Num arroubo de populismo, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, postou um vídeo, na página dele no facebook, no qual desautoriza o Foztrans a mexer com os trailers de lanches estacionados na cidade.

O prefeito disse, na postagem, em alto e bom som: “fui comunicado sobre uma atitude do Foztrans, que não condiz com a atitude do nosso governo”.

Essa reação descomedida (irresponsável, para este editor) foi porque a atitude, mencionada por Chico, foi a de orientar, só orientar, os proprietários desses trailers, alertando-os de que eles não podem ficar eternamente estacionados no mesmo lugar por meses ou anos seguidos.

Ninguém quis tirar o “pão da boca” dos proprietários desses veículos, como deu a entender o prefeito. Mas esses proprietários, assim como você, caro leitor, têm uma lei a ser cumprida.

Sem contar o constrangimento enorme, e desnecessário, que causou para a direção Foztrans, no episódio, o prefeito Chico Brasileiro aproveitou para fazer o marketing populista, típico de políticos de sua estatura, ao afirmar que “desautorizava o Foztrans a tomar qualquer atitude que possa prejudicar esse segmento da nossa economia”.

Só pra gente entender: esse “qualquer atitude” significa que esses veículos podem ficar, agora, estacionados no mesmo local por anos?

Para quem não sabe, quando esses veículos ficam estacionados meses e anos no mesmo lugar, geralmente, por falta de fiscalização, agora proibida por Chico, vão construindo infraestrutura próprias, até tomarem para si os espaços públicos, que dificilmente serão desocupados. Infraestruturas, vale lembrar, sem as condições adequadas de higiene.

É por isso que o Código de Posturas do Município não permite que esses veículos fiquem parados no mesmo lugar eternamente. Lembram, a título de exemplo, o que aconteceu com as barraquinhas do Porto Seco, na BR-277? Lembram o transtorno que deu para retirá-las de lá?

Caro leitor, se o prefeito fez todo esse alarido por causa de uma iniciativa, correta, de orientação, imaginem a que ponto ele vai chegar quando o Ministério Público obrigá-lo a multar esses trailers?

Sair da versão mobile