Prefeitura de Buenos Aires habilita aplicativo para diagnosticar Covid-19 pelo WhatsApp

Segundo a prefeitura, o sistema tem cerca de 80% de eficácia

Foto ilustrativa: Pixabay

A Prefeitura de Buenos Aires, capital da Argentina, detectará casos suspeitos de Covid-19 analisando áudios de tosses por meio do WhatsApp. A iniciativa já foi testada com alto percentual de eficácia no reconhecimento de casos positivos, em meio ao surto da variante Ômicron.

O sistema de detecção já está disponível através de um aplicativo chamado Boti que, segundo a prefeitura, tem cerca de 80% de eficácia no diagnóstico.

O aplicativo usa o sistema IATos de inteligência artificial. Uma vez recebido o áudio da tosse, o IATos analisa o som e, se corresponder aos padrões de casos positivos, recomenda que a pessoa faça o teste de Covid-19.

Para treinar o sistema a reconhecer os casos positivos, foram coletados, em um banco de dados, 140 mil áudios de pessoas com diagnóstico positivo ou negativo de Covid-19, com o objetivo de permitir à inteligência artificial distinguir os sons de quem está infectado ou não.

Em um teste piloto, de um total de 2.687 áudios avaliados, o IATos recomendou testar 554 pessoas. Dessas 554 pessoas, 436 foram positivas e 118 foram negativas, informou a Prefeitura de Buenos Aires.

Com informações de O Cronista

Sair da versão mobile