A Prefeitura de Ciudad del Este, no Paraguai, intensificou o controle de circulação de motociclistas no município, com o objetivo de oferecer mais segurança no trânsito.
No fim de semana, a Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança abordou os motociclistas e verificou a documentação, o uso de capacete e de colete refletivo, e nível sonoro dos escapamentos.
A chefe de operações da Diretoria, Cláudia García, informou que uma das maiores reclamações dos moradores é o barulho provocado por escapes adulterados. “Recebemos diversas reclamações de irregularidades envolvendo motociclistas”, disse.
O nível sonoro “normal” dos escapamentos gira entre 60 e 80 decibéis. Para se ter uma ideia, o ronco de uma das motos apreendidas, chegou a 117 decibéis.
Para efeito de comparação, no Brasil, o máximo permitido são 99 decibéis para motos fabricadas até 31/12/1998. A partir de 01/01/1999, o limite máximo é de três decibéis acima do descrito no manual original do fabricante.
No total, 58 motocicletas foram retiradas de circulação.
O foco da operação, que contou com o apoio da Polícia Nacional, foi na Avenida San José, mas as fiscalizações são aleatórias e vão ser realizadas em vários pontos da cidade.
Em Foz do Iguaçu a situação é bem pior, por falta de fiscalização do Foztrans e Guarda Municipal.
Com informações do Departamento de Comunicação – MCD