A Prefeitura de Foz do Iguaçu convida toda a comunidade a participar da etapa de consulta pública sobre a Minuta do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Bosque Guarani.
O processo acontece de forma remota até as 18h do dia 7 de março, por meio de formulário eletrônico https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-1608, e de modo presencial, no dia 6 de março, das 14h às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, na Acifi.
O plano começou a ser elaborado no ano passado e agora entra na fase de Consulta Pública, em que conta com a participação da população para sugerir melhorias e realizar apontamentos sobre a utilização do espaço.
As ideias mais pertinentes serão aderidas ao documento final.
A iniciativa faz parte do projeto de requalificação da área, organizado pelas secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo, Turismo e de Meio Ambiente, em parceria com o Fundo Iguaçu e apoio técnico da Consultoria Geo Brasilis.
Formato e Período da Consulta Pública:
Consulta Remota:
- Período: de 20/02/2025 a 07/03/2025 (18h)
- Como participar: envio de formulário eletrônico para dvpucfi@gmail.com
- O formulário estará disponível em: https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-1608.
Consulta Presencial:
- Data: 06/03/2025
- Horário: 14h às 18h
- Local: Sala Associativismo, Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID), ACIFI
- Endereço: R. Padre Montoya, 490, 2º andar – Centro
Acesso à Minuta do Plano de Manejo e Informações Complementares:
- Disponível na página da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu: https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-1608
Sobre o bosque
O Bosque Guarani foi criado em 1996. Por muito tempo, o espaço abrigou um zoológico. Estima-se que 150 animais já viveram no local.
Em 2021, as atividades foram encerradas. A constante circulação de veículos e pessoas, ao redor do Bosque, gerou uma poluição sonora que prejudicava as espécies que ali estavam. Os animais foram enviados para outras unidades de conservação.
Já em 2023, o bosque foi transformado no Parque Natural Municipal, a fim de tornar-se um local de turismo ecológico, lazer da população iguaçuense e local de educação ambiental.
A elaboração do Plano de Manejo e a Etapa de Consulta Pública representam mais um passo na requalificação do local.