Prefeitura e PM respondem requerimento sobre a segurança na Vila A. Lá, polícia prende e a Lei solta

Gramadao-Vila A -sobrevoo

A Vereadora Inês Weizemann apresentou, no fim de outubro, um requerimento pedindo informações sobre as medidas de segurança que vem sendo adotadas para coibir roubos e assaltos na região da vila A.

No documento, ela solicitou informações à Prefeitura e também ao Comando do Batalhão da PM.

O pedido foi feito diante das constantes reclamações de moradores e empresários, afirmando que a onda de assaltos e arrombamentos nos bairros da região da Vila A continuava atemorizando a todos.

A Vereadora citou, inclusive, matérias exibidas pelos meios de comunicação, que mostravam o problema e também cobravam providências.

O QUE DIZ A PM
Por meio do Requerimento 927/18, o Comando do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Foz, informou que determinou ações da ROCAM, ROTAM e da Rádio Patrulha na região, onde foram realizadas, ao longo deste ano, diversas abordagens, além de atendimentos à população.

Conforme um levantamento da CAPE, foram feitas 15 prisões por crimes de roubo na Vila A, de 01 de janeiro até 10 de novembro deste ano. No Documento, o Comandante do BPM, Ten.-Cel. QOPM Sérgio Almir Teixeira, também esclareceu que “o policiamento continuará atendendo a demanda, conforme a disponibilidade”.

CÂMERAS DE SEGURANÇA
A Secretaria Municipal de Segurança Pública também informou, por meio do Ofício 1084/18, que a Guarda Municipal realiza apoio ao policiamento ostensivo preventivo nas ruas da Vila A, principalmente na região do centro comercial e do Hospital Costa Cavalcanti.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva, já está prevista a instalação de câmera de monitoramento, em pontos estratégicos do bairro, a partir do início do ano que vem. No documento enviado à Câmara, respondendo ao requerimento da Vereadora Inês, o Secretário esclareceu que o empreendimento faz parte de um convênio firmado entre o Município e o Ministério da Justiça, que prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal).

LEGISLAÇÃO PENAL X REINCIDÊNCIA
Reginaldo também destacou que apesar dos esforços dos servidores em prender os infratores, o retorno dos criminosos às ruas ocorre em pouco espaço de tempo. Para o Secretário, essa constatação é feita com base no histórico de reincidência de criminosos, que acabam sendo liberados rapidamente, por conta da legislação penal.

Ele também ressaltou que a GM vem fazendo o patrulhamento preventivo dentro das possibilidades da logística da Guarda, e alertou que é fundamental a participação da população, acionando os órgãos de segurança (153 – GM, ou 190 – PM), repassando informações suspeitas e principalmente, formalizando as ocorrências de crimes, para que seja possível mapear os pontos mais críticos da região.

Fonte: Gabinete da Vereadora Inês Weizemann

Sair da versão mobile