Mais dinheiro chegando a Foz do Iguaçu. É uma “bagatela” de US$ 660 milhões, o equivalente, no câmbio de hoje, a cerca de R$ 2,7 bilhões, que será investida na atualização tecnológica da usina. O processo deve ser concluído num prazo de 14 anos.
Segundo informação divulgada agora há pouco pela Divisão de Imprensa da binacional, hoje (25) foi aberta a etapa de pré-qualificação das empresas e consórcios interessados em participar do trabalho.
No total, 140 empresas adquiriram o caderno de bases e condições – 100 brasileiras e 40 paraguaias. Destas, 21 efetivamente se apresentaram, de forma isolada ou em consórcio, e entregaram a documentação para a habilitação.
O motivo para esse investimento é o seguinte: Itaipu foi construída com tecnologia de ponta. Trata-se, porém, de tecnologia eletromecânica da década de 1970. Agora, a binacional quer dar um passo além, com a substituição completa de equipamentos e sistemas analógicos por equivalentes digitais, que agreguem novas informações e funcionalidades.
Com tanto dinheiro chegando, é quase impossível que os moradores de Foz do Iguaçu e região não sejam beneficiados, direta ou indiretamente.
Viva!