Preparem o bolso! Carnês do IPTU já estão disponíveis em Foz e trazem o aumento abusivo do valor da taxa de lixo

O reajuste foi de 11%, em relação a 2021, e o aumento do valor da taxa de lixo, em alguns casos, ultrapassou os 200%

Foz Iguaçu

Foz do Iguaçu. Foto ilustrativa: PMFI

Os boletos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Foz do Iguaçu estarão disponíveis a partir desta terça-feira (15), para emissão nas plataformas digitais da Prefeitura, via site ou aplicativo 156 Foz. No pagamento à vista, o contribuinte tem 10% de desconto.

Já o parcelamento pode ser feito em até 10 vezes – a primeira parcela vence em 16 de março.

Pelo site, a guia pode ser retirada em se você clicar aqui, porém é preciso ter o número da inscrição imobiliária em mãos.

O pagamento à vista do IPTU também dá direito a uma bonificação de 2,5% para o tributo do ano seguinte. O benefício pode chegar até a 15%, que se soma aos 10% de desconto do pagamento em cota única – podendo chegar a 25%.

Com base de cálculo seguindo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o valor do IPTU passou por um reajuste geral de 10,95%, referente à inflação registrada no período.

Já o valor da taxa de lixo, que será pago em guia separada, traz um aumento abusivo de mais de 200%, em alguns casos.

O aumento determinado pelo prefeito Chico Brasileiro, e aprovado pela maioria dos vereadores de Foz, a chamada bancada “Amém, Chico!”, que aprova tudo o que o prefeito quer e desaprova o que ele não quer, também atingiu milhares de famílias de baixa renda, que antes não pagavam essa taxa e, agora, serão obrigadas a pagá-la.

Uma vergonha, principalmente em ano de eleições.

Sair da versão mobile