O governo do Paraguai aprovou o protocolo de abertura gradual da fronteira com o Brasil, através da Ponte da Amizade, sob estrito controle sanitário, que será discutido nesta terça-feira (22) com os comerciantes e autoridades de Ciudad del Este.
Posteriormente, está previsto um acordo entre os presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro para sua implementação.
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (21) no Palácio do Governo, o ministro da Saúde Pública do Paraguai, Julio Mazzoleni, anunciou que o presidente Mario Benítez aprovou o protocolo elaborado para a abertura gradativa da fronteira com o Brasil.
“Isso tem a ver com a abertura do turismo de compras e também com a reativação econômica do Alto Paraná, em grande parte a partir de uma situação epidemiológica semelhante no momento entre as cidades fronteiriças de Ciudad del Este e Foz de Iguaçu ”, Mazzoleni explicou.
Por sua vez, o chanceler nacional, Antonio Rivas Palacios, esclareceu que a abertura ocorrerá assim que os dois presidentes chegarem a um acordo sobre as ações a serem tomadas a esse respeito.
A largada acontecerá quando os dois líderes falarem por telefone, observou.
O diretor das Migrações, Ángeles Arriola, disse que amanhã vai realizar um encontro com autoridades do departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, e membros das câmaras de comércio para transmitir as diretivas do presidente paraguaio.
Fonte: Agência IP