Presidente do Paraguai já escolheu diretores de Itaipu e Yacyretá

José Alberto Alderete. Foto: ABC Color

Os jornais ABC Color e Última Hora noticiam que o novo presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, já escolheu os nomes dos novos diretores de Itaipu e Yacyretá.

Para Yacyretá, irá o ex-presidente Nicanor Duarte Frutos; para Itaipu, o ex-ministro José Alberto Alderete, chefe de campanha de Abdo desde 2015.

Por isso mesmo, o jornal ABC Color deu a notícia com esse título: “Marito (o novo presidente) usa as binacionais para pagar dívidas políticas”.

De qualquer forma, Nicanor e Alderete ficariam nos cargos como parte das equipes de transição para o novo governo.

Em Itaipu, para fazer essa transição, Alderete terá a companhia de Mónica Pérez, ex-presidente do Banco Central do Paraguai.

Sobre o novo diretor-geral paraguaio de Itaipu, José Alberto Alderete, o problema é que ele já foi investigado por enriquecimento ilícito, nas décadas de 1990 e 2000.

Segundo as investigações, entre 1993 e 2003, seu patrimônio cresceu 1.562%, quando foi conselheiro do IPS (Instituto de Previdência Social). A investigação não deu em nada.

Depois, houve outra polêmica quando uma investigação de jornal mostrou que o Ministério de Obras Públicas havia asfaltado o acesso a sua chácara em Villeta. Também não deu em nada.

Ele já havia anunciado que queria assumir um cargo numa das binacionais, Itaipu ou Yacyretá.

Negociações

Já o ex-presidente Duarte Frutos, que também trabalhou na campanha de Marito, disse que os desafios do governo não estão apenas na gestão das binacionais, mas “em estabelecer uma política energética que tenda a uma otimização de nossos recursos”.

Disse que a ideia é formar uma “grande equipe multidisciplinar, com setores do estado e da sociedade, para começar a discutir os grandes temas, no momento da revisão do Tratado de Itaipu (Anexo C) e a otimização dos recursos hídricos”.

O ex-presidente disse que há estudos feitos em universidades segundo os quais, ao ritmo atual de crescimento econômico e de industrialização, o Paraguai poderá ter problemas de falta de energia elétrica ja em 2026 ou 2027.

Sair da versão mobile