Presidente Peña anuncia a transferência da embaixada do Paraguai para Jerusalém

A sede em Jerusalém foi inaugurada em 2018 e transferida de volta para Tel Aviv em setembro daquele ano, devido ao território estar em disputa com a Palestina

Peña e Benjamin Netanyahu se encontram durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Foto: divulgação/Agência IP

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou oficialmente a transferência da embaixada do Paraguai da cidade de Tel Aviv para Jerusalém, em reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A autoridade israelense, por sua vez, comprometeu-se a reabrir uma embaixada em Assunção na próxima semana: “um evento que relançará as nossas relações bilaterais”, comemorou o presidente paraguaio.

A reunião ocorreu no âmbito da sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Peña manifestou interesse em reabrir a embaixada do Paraguai em Jerusalém, onde permaneceu aberta por cerca de três meses, ao assumir a presidência da República em agosto passado.

A sede diplomática foi inaugurada em 21 de maio de 2018 pelo presidente Horacio Cartes e transferida de volta para Tel Aviv no início de setembro por ordem do presidente Mario Abdo Benítez.

Esta transferência respondeu às disposições do direito internacional que consideram Jerusalém como um território em disputa com a Palestina, que pretende que a parte oriental seja a capital de um futuro Estado palestiniano.

Numa entrevista televisiva, após assumir o cargo, Peña indicou que existem bases sólidas para avançar novamente.

Após a mudança para Tel Aviv, Israel fechou a sua sede própria em Assunção.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile