No Paraguai, o governo americano organizou nesta quarta-feira (08) um seminário de especialistas em imigração e lavagem de dinheiro na tríplice fronteira, em colaboração com a Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro ou Ativos (Seprelad), Migrações e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac).
A reunião foi liderada pela Embaixada dos Estados Unidos da América no Paraguai e pelo Escritório de Desenvolvimento, Assistência e Treinamento no Exterior do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (OPDAT).
O seminário é o primeiro do gênero e, segundo o governo paraguaio, visa fortalecer a cooperação existente entre os Estados Unidos e o Paraguai nos esforços bilaterais para promover a segurança nas fronteiras, a transparência nos mercados financeiros e o Estado de direito.
Agentes especiais dos Departamentos de Estado e Segurança Interna dos Estados Unidos fizeram parte deste seminário, como participantes e apresentadores, e abordaram as diversas ameaças à segurança nacional provenientes do crime organizado transnacional no Cone Sul.
Os participantes do seminário trocaram informações sobre as tendências atuais do tráfico de seres humanos e possíveis ameaças à segurança nacional e à segurança pública, informou Seprelad.
Os inspectores de imigração também compartilharam as melhores práticas nos esforços em curso para detectar grandes somas de contrabando de dinheiro, a utilização de documentos fraudulentos e outras atividades ilegais em aeroportos e portos de entrada.