Foz do Iguaçu perdeu a primeira. A indústria X-plast, instalada em Ciudad del Este, preferiu construir seu centro de distribuição em Santa Terezinha de Itaipu, ao invés de optar por Foz do Iguaçu.
A empresa assinou o contrato com a Prefeitura nesta segunda-feira, 23. O centro de distribuição funcionará no distrito industrial. O barracão, na primeira fase, terá 10 mil metros quadrados e ficará pronto no primeiro semestre de 2018.
Na assinatura, o sócio-proprietário da X-plast, Cainã I Sen Chen, disse que a empresa “teve a oportunidade de se instalar em Foz do Iguaçu”, mas optou por Santa Terezinha pela “ajuda, pelo suporte que o prefeito (Cláudio Eberhard) ofereceu”. As negociações, segundo ele, começaram em 2013.
Ainda não foi calculado o número de empregos que o centro de distribuição vai gerar, mas Cainã I Sen Chen informou que a empresa tem como norma procurar parcerias no local onde se instala, o que aumenta os benefícios indiretos de sua vinda a Santa Terezinha de Itaipu.
A X-plast é uma empresa de capital brasileiro e foi uma das primeiras a se instalar no Paraguai. Inaugurada há mais de dois anos em Ciudad del Este, a indústria fabrica brinquedos, utilidades domésticas, mesas e cadeiras, sempre utilizando como matéria-prima o plástico. A maior parcela da produção é exportada para o Brasil.
E Foz?
Foz do Iguaçu já está capacitada legalmente a atrair as empresas brasileiras que têm unidades no Paraguai, mas, neste caso, chegou tarde.
Por solicitação do secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, a Câmara de Vereadores aprovou a alteração na lei do Distrito Industrial, para permitir que receba os centros de distribuição das empresas brasileiras que atuam dentro da Lei da Maquila no Paraguai.
Mas parece que encontrou uma forte concorrência na pequena (22 mil habitantes) Santa Terezinha de Itaipu. Que pensou antes e faz agora sua primeira grande conquista.