Primeiros cabos de sustentação da Ponte da Integração são tensionados, envoltos por tubos antivandalismo

Em agosto, no lado brasileiro, o mastro principal deve atingir 175 metros de altura, já no lado paraguaio a altura chegará a 151 metros

Na foto do DER-PR, podem ser vistos os cabos já tensionados. Foto: DER-PR/Divulgação

Confira o que foi feito no mês de agosto nas obras da Ponte da Integração, em construção sobre o Rio Paraná, que ligará Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai.

As informações são do último boletim do DER-PR, responsável pela execução da obra, divulgado nesta quinta-feira (26).

Vamos a elas!

No lado brasileiro da Ponte da Integração, no mês de agosto, ocorreu o tensionamento dos primeiros estais da ponte que são compostos por um conjunto de cabos de aço que sustentarão o tabuleiro através do balanço sucessivo.

Cada conjunto de cabos de aço é protegido por cera de petróleo especial, envolto por tubo antivandalismo galvanizado e bainhas (PEAD) na cor amarela. Até o final da obra, a ponte contará com 116 estais tensionados possuindo ângulos, quantidade de cabos de aço e comprimentos diferentes, variando de 66 a 263 metros de extensão.

Ainda no decorrente mês, sucedeu-se a pré-montagem de mais 2 Aduelas Metálicas no canteiro de obras de um total de 37 unidades que serão posicionadas no vão central, bem como a instalação dos tubos fôrma no mastro principal brasileiro, que até o final de agosto deve atingir 175 metros de altura da fundação ao topo.

Obras do lado paraguaio da ponte. Foto: DER-PR/Divulgação

Já no lado paraguaio, foram posicionadas e solidarizadas as lajes pré-moldadas sobre a Aduela Metálica 5.1 que já se encontra em balanço no vão central. Neste mês de agosto, o mastro principal paraguaio deve atingir aproximadamente 151 metros de altura da fundação ao topo da torre.

Sair da versão mobile