É a velha brincadeira: ficar sem gasolina, ainda passa; mas sem cerveja? Os moradores de Ciudad del Este já enfrentam um racionamento na venda de gasolina e falta de cerveja nos mercados.
No caso da gasolina, o problema é que a produção de etanol não está chegando às distribuidoras – o que muita gente não sabe é que no Paraguai também é feita a mistura de etanol à gasolina, no percentual de 24%. Sem etanol, sem gasolina.
A Inpasa (Industria Paraguaya de Alcoholes SA) está com falta de insumos, desde cana-de-açúcar até lenha, porque os fornecedores têm medo de enfrentar os caminhoneiros em greve.
Um empresário de transportes contou ao jornal Ultima Hora que enviou uma frota de caminhões para trazer a Ciudad del Este 55 mil litros de gasolina, mas só recebeu 5 mil.
E não é só combustíveis que estão em falta. Os piquetes de caminhoneiros também prejudicam o abastecimento de bebidas e até de alimentos, em todo o Departamento de Alto Paraná, onde está Ciudad del Este.
Notícias desencontradas
O que mais se vê nas redes sociais de Foz do Iguaçu é gente perguntando se os postos de Ciudad del Este já têm gasolina. Há um desencontro de informações total.
Mas esta reportagem do Ultima Hora e outra publicada também no Vanguardia mostram que a situação está longe de ser normalizada. Os caminhoneiros paralisaram os transportes para impedir que vigorasse uma medida que permitia a entrada de bitrens brasileiros e, depois, mantiveram a paralisação em busca de aumento no frete.
Quer dizer, por enquanto, só com sorte dará pra abastecer em Ciudad del Este. E por pouco tempo, se a greve continuar.