Técnicos do projeto Pronasolos Paraná começam na próxima semana (8) o levantamento de informações de campo na região Oeste do Paraná, entre os municípios de Toledo e Foz do Iguaçu.
A bacia hidrográfica do Paraná 3 é o primeiro local a ser pesquisado em todo o País.
O trabalho no Estado vai incluir também a análise de vegetação, especialmente em ambientes ciliares. O programa é viabilizado pela parceria entre a Embrapa Florestas com a Itaipu Binacional, entre outras instituições.
O projeto Pronasolos Paraná faz parte do Programa Pronasolos de âmbito nacional, iniciativa inédita de grandes proporções que vai elevar o conhecimento sobre os solos brasileiros. O Pronasolos Paraná pretende mapear grande parte do território do Estado e gerar dados com diferentes graus de detalhamento para subsidiar políticas públicas, auxiliar a gestão territorial, embasar a agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, entre outras aplicações.
De 10 de setembro a 5 de outubro, os técnicos participam de um treinamento sobre a atividade, mesclando teoria com prática de campo, durante o qual já começam a fazer coleta de informações em propriedades rurais. A partir de 8 de outubro, começa a fase efetiva de levantamento de dados em 11.450 km² da região (chamada pelo projeto de “Módulo Territorial”), um trabalho que levará dois anos.