Uma manifestação contra o “clã Zacarias” (a prefeita Sandra McLeod de Zacarías e o senador Javier Zacarías Irún) terminou em violência, sexta (10) à noite, em Ciudad del Este.
O protesto, encabeçado pelo deputado Jorge Brítez, do movimento Cruzada Nacional, foi repelido por uma “violenta turba de zacariístas”, como informa o jornal Vanguardia.
Os zacariístas, “aparentemente alcoolizados e armados”, atacaram os manifestantes, inclusive o deputado Brítez. Entre os agressores, foi reconhecida a ex-vereadora e atual funcionária municipal Aida Molinas.
Sobrou também para o repórter fotográfico do Vanguardia, Víctor Duarte, que cobria a manifestação. O grupo atirou pedras e ovos nele, que também foi atingido por pontapés.
Detalhe: os policiais que estavam no local foram “complacentes” com a violência, o que fez a advogada Yolanda Paredes pedir para os manifestantes deixarem o local, por falta de garantias e pelo perigo que representavam as pessoas alcoolizadas e armadas.
Dali, os manifestantes foram para a frente da casa de mais um representante da família Zacarías, o deputado e ex-governador Justo Zacarias. Como sinal de protesto ante as denúncias de corrupção contra o ex-governador, eles lançaram ovos, papel higiênico e pedras na residência.
Veja o vídeo das agressões ao deputado, publicado na edição on line do jornal Última Hora, de Assunção: