PTI terá acesso exclusivo. Mas obras só terminam em 2020

Foto: Kiko Sierich

Uma dor de cabeça para a Segurança de Itaipu começa a ser resolvida.

A partir desta quarta, 7, iniciam as obras do novo acesso ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com entrada independente da Barreira de Controle da usina.

Mas vai levar um bom tempo para que os seguranças tenham mais sossego, sem ter que ficar atentos às quase sete mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e funcionários do parque, que transitam hoje pelo mesmo acesso dos empregados de Itaipu (sem contar os turistas, hein?).

Só no primeiro trimestre de 2020 as obras ficam prontas, a um custo de R$ 13,4 milhões. Serão 2,7 km de rodovia, ligando a rotatória da Vila C, na Avenida Tancredo Neves, ao PTI. A estrutura contará ainda com ciclovia, iluminação e uma ponte sobre o Rio Bela Vista.

Para quem trabalha ou frequenta o parque, haverá economia de tempo e combustível (se for o caso): hoje, o acesso entre a Barreira de Itaipu e o PTI tem seis quilômetros, 3,3 km a mais que a nova pista.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Vitorio Stamm, a portaria exclusiva trará benefícios à instituição e à binacional. “Não se trata apenas de uma nova forma de acesso, mas também da segurança da usina, que é uma estrutura estratégica”, disse o diretor.

De acordo com o diretor-superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, a ideia é aproximar a comunidade das atividades que ocorrem no Parque.

“Teremos uma harmonia paisagística bem interessante e um esquema de segurança diferenciado. Queremos que seja um portal de acesso facilitado, independente, rápido e seguro.”

Esta é a maior obra física em 15 anos de existência do Parque. “Podemos considerá-la um marco que temos orgulho de iniciar em nossa gestão”, concluiu Callado.

O PTI

O PTI está instalado nos alojamentos que nas décadas de 1970-1980 foram ocupados pelos operários que construíram a usina de Itaipu. O Parque ocupa uma área de 75,54 hectares, sendo 49,822 m² de área construída.

No espaço coabitam empresas, universidades, centros de pesquisa, projetos de educação, empreendedorismo, cultura, inovação e negócios.

Sair da versão mobile