Na tarde de ontem, quarta-feira (29), o juiz de Direito Rodrigo Luis Giacomin concedeu liminar favorável ao vice-prefeito Francisco Sampaio, para assumir o cargo de prefeito, enquanto Chico Brasileiro estiver na China, onde vai dar um rolé para discutir “temas de profundo significado”, segundo foi comunicado à Câmara de Vereadores pelo Executivo municipal.
O vexame ficou por conta de Chico Brasileiro ter, num primeiro momento, dito que o vice assumiria o cargo de 30 de novembro a 5 de janeiro. Depois voltou atrás e informou que não iria passar o cargo, “tendo em vista que o período de ausência é inferior ao estipulado no art. 60 da Lei Orgânica do Município”, que é de 15 dias.
Resultado: Francisco Sampaio entrou com um pedido de liminar na Justiça e ganhou a causa. Ou seja: Chico vai ter de transmitir o cargo na marra.
Traduzindo: os dois, o prefeito e o vice, estão rompidos politicamente desde a época da pandemia, depois que Sampaio ousou (ele só ousou, mesmo!) questionar uma decisão da então secretária de Saúde do município, Rosa Jerônymo, esposa de Chico Brasileiro, sobre o uso obrigatório de máscaras.
Tomara que Sampaio faça uma boa gestão nesses seis dias. Ué?