Quem é Zé Pilintra? – Parte 3
*Por Iury Rafael de Souza
Suas habilidades de jogador e amante geraram muitos inimigos. O fato é que ele começou a ser muito invejado, por causa dos seus truques e façanhas. Sabe o que isso lhe custou? Sua vida!
Zé Pilintra foi assassinado com uma punhalada nas costas, traiçoeiramente, lógico. Tinha que ser pelas costas, porque pela frente ninguém tinha coragem de enfrentá-lo. Não se sabe ao certo quem o matou. Alguns dizem que foi uma mulher enciumada, outros dizem que foi atingido por um desafeto.
O fato é que, devido ao seu estereótipo, sua fama se tornou Internacional. É verdade!
Eu não sei se vocês sabem, mas o próprio Walt Disney criou um personagem inspirado na fama do Zé Pilintra. Esse personagem ficou conhecido lá fora com o nome de Zé Carioca.
Vocês lembram daquele papagaio brasileiro e malandro? Zé Carioca era o típico malandro daquela época. Malandro no jeito de falar, no jeito de agir e no jeito de se vestir, assim como Zé Pilintra.
Se aqui, no Brasil, o malandro carioca era visto de uma maneira distorcida, lá no estrangeiro, eles tinham uma visão totalmente diferente da malandragem brasileira.
E essa visão ficou consagrada no desenho de Zé Carioca, de Walt Disney. Percebam que hoje, na espiritualidade, o Zé Pilintra ainda se apresenta trajando um terno branco com sapatos bem lustrados, gravata vermelha, usando um chapéu Panamá. Esse era o típico malandro carioca do começo do século passado.
Às vezes, ele também se apresenta, espiritualmente, usando uma bengala, mas sempre com muita elegância, com muita simpatia e com muita alegria.
Enfim, ele foi o malandro mais famoso do mundo!
*Iury Rafael de Souza é advogado em Foz do Iguaçu
No próximo capítulo, que pode ser visto aqui, Iury aborda a espiritualidade de Zé Pilintra. Se você não leu a Parte 2 clique aqui.