Quem é Zé Pilintra?
*Por Iury Rafael de Souza
Hoje eu estou com vontade de falar de malandro, em especial, o mais famoso que existe. Não há um malandro maior para se falar do que Zé Pilintra. Eu espero que vocês gostem.
Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, negro, imigrante e pobre.
Só que hoje, como guia espiritual, Zé Pilintra é uma entidade muito adorada e respeitada pelas pessoas, principalmente pelos umbandistas, porque ele traz todo aquele trejeito característico da malandragem. Ele tem um jeito boêmio, gosta da vida noturna, gosta de bebidas, de mulheres, de jogo. Só que, ao mesmo tempo, o seu Zé se manifesta com bondade, com alegria, com humildade. E, da mesma maneira que o seu Zé Pilintra foi discriminado em vida, ele também sofre ainda discriminação como espírito por se apresentar com esse jeito malandro.
Zé pelintra é um espírito muito iluminado, tanto que também se manifesta nos centros espíritas kardecistas, mesmo sua grande maioria dizendo o contrário, porém ele não vem com aquelas características de malandro com que ele se apresenta na umbanda e sim como um mentor. Muitas vezes ele se apresenta como sendo um doutor fulano de tal, porque dessa maneira os kardecistas aceitam melhor as mensagens que o Zé Pilintra tem para transmitir.
Muitos espíritos da umbanda não têm esse perfil e nem por isso eles deixam de ser evoluídos, de ter sentimentos bons e de praticar o bem. Afinal de contas, o que é ser um espírito evoluído para vocês? Será que ser evoluído é compreender as leis kármica de causa e efeito? Será que é praticar a caridade? Será que ser evoluído é ter compaixão com o próximo? É viver de acordo com os ensinamentos do Cristo? Zé Pilintra faz tudo isso, só que ele não abre a mão daquela personalidade alegre, feliz, daquele jeito de malandro debochado, e ele se sente muito bem em ambientes que recebem de brações abertos, e nada melhor do que retribuir com alegria.
Na parte II, que pode ser vista aqui, Iury aborda a mais conhecida história desse guia espiritual.
*Iury Rafael de Souza é advogado em Foz do Iguaçu