Técnicos da Diretoria de Pesca e Aquicultura do Ministério do Meio Ambiente (Mades) do Paraguai estão realizando operações de fiscalização nas águas do Rio Paraná, especificamente na área de Isla Paloma, na cidade de Ayolas.
Eles estão fazendo intensos controles de documentação e verificação das medidas dos peixes para pescadores esportivos e comerciais. O principal objetivo da ação, realizada em colaboração com pessoal da Prefeitura Naval de Ayolas, é garantir o cumprimento das normas de pesca e a preservação dos recursos aquáticos da região, durante o período da piracema.
Em decorrência dessas medidas foi apreendida uma rede monofilamento de aproximadamente 250 metros, que era utilizada na atividade pesqueira. Esta ação sublinha o empenho das autoridades no combate às práticas de pesca ilegal que colocam em risco a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos.
Segundo o governo do Paraguai, os controles não se limitarão a um único local, uma vez que está prevista a extensão dessas ações a todo o território nacional.
Esta abordagem abrangente procura garantir a aplicação uniforme dos regulamentos de pesca para preservar a biodiversidade e manter um equilíbrio sustentável nos recursos aquáticos do Paraguai.
Confira aqui os períodos de proibição da pesca durante a piracema no Brasil, Paraguai e Argentina