Uma solenidade binacional, no Edifício de Descarga da usina de Itaipu, marcou, nesta segunda-feira (6), os 40 anos do início de produção de energia pela hidrelétrica. O aniversário foi no domingo (5), mas a festividade foi deixada para o primeiro dia útil, para que o maior número de empregados e empregadas da área técnica pudesse comparecer. Participaram da solenidade cerca de 900 empregados(as), lotados(as) nas margens brasileira e paraguaia.
Entre eles, o brasileiro José Pereira do Nascimento e o paraguaio Heriberto Soto Santa Cruz, hoje aposentados, mas que passaram à história da usina por estarem presentes ao acionamento da unidade geradora 01, no dia 5 de maio de 1984. Nascimento foi quem acionou a máquina, enquanto Soto Santa Cruz trabalhou como supervisor do setor da pré-operação da unidade geradora.
A geração ininterrupta, desde aquele dia, permitiu que Itaipu atingisse em 10 de março de 2024 a marca de 3 bilhões de megawatts-hora (MWh), energia suficiente para abastecer o mundo inteiro por 43 dias.
Nascimento e Soto Santa Cruz receberam uma homenagem especial, que se estendeu a toda a área técnica, que inclui os setores de Obras, Engenharia, Operação e Manutenção.
Com informações da IB