Há exatamente 43 anos, em dia 30 de setembro de 1977, era lançada a primeira caçamba de concreto para a construção da usina de Itaipu.
A atividade foi registrada neste documento.
Nos anos seguintes, essa cena se repetiria inúmeras vezes. Até o final da construção, a obra consumiu 12,7 milhões de metros cúbicos de concreto, um volume suficiente para levantar 210 estádios de futebol como o do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Coincidentemente, a última caçamba de concreto também foi lançada em um dia 30 de setembro, mas de 1982.
Entre uma data e outra, a construção da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta acumulou sucessivos recordes. Em um único dia, por exemplo, em 14 de novembro de 1978, o volume de concreto lançado chegou a 7.207 metros cúbicos, recorde sul-americano, suficiente para a construção de 24 edifícios de dez andares cada um.
Ou seja, um prédio a cada hora. Cabos aéreos ajudavam no lançamento.
Durante a construção, foram implantadas quatro centrais de britagem, duas em cada margem, para produção de agregados, e seis de concreto, cada uma com capacidade de 180 metros cúbicos/hora.
Concluída, a barragem da Itaipu tem hoje 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares.
Fonte: JIE