“Reinado” de Ademar Traiano na Assembleia Legislativa está com os dias contados

Agora, se reeleito deputado estadual em outubro, não poderá candidatar-se novamente à presidência da Casa

Deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná por quatro mandatos consecutivos. Foto: Orlando Kissner/Alep

O “reinado” do deputado estadual Ademar Traiano, reeleito por quatro vezes para presidir a Assembleia Legislativa do Paraná, está, literalmente, com os dias contados e vai terminar no final deste ano, por decisão do Supremo Tribunal Federal, que decidiu proibir a reeleição dos presidente dos Legislativos estaduais.

“Pelo entendimento da maioria dos ministros do STF, então, Ademar Traiano permanece na presidência da Assembleia Legislativa até o final deste ano, mas se reeleito deputado estadual em outubro, não poderá candidatar-se novamente à presidência da Casa”, informa o jornal Gazeta do Povo, em matéria publicada no sábado (27), que pode ser lida aqui.

Ele só não foi deposto do cargo, porque “prevaleceu o entendimento do ministro Gilmar Mendes, relator das ações, de que a proibição das reeleições sucessivas em assembleias estaduais devem valer a partir da data da publicação do acórdão sobre a reeleição no Congresso, que foi em abril de 2021. Traiano foi reeleito em agosto de 2020 e tomou posse em fevereiro de 2021”, informa o jornal.

Sair da versão mobile