Servidores da Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu e de Cascavel, juntamente com servidores da Polícia Federal das mesmas localidades, e do Comando de Aviação Operacional também da Polícia Federal, realizaram a Operação Formiga na última quarta-feira, 24/04, ao longo da Rodovia BR-369, no oeste do Paraná.
A operação recebeu esse nome em referência ao modus operandi utilizado pelos contrabandistas, que transportam as mercadorias em pequenas quantidades até a região de Juranda, onde consolidam as mercadorias para completar a carga nos bagageiros dos ônibus.
Essa sistemática é adotada para que, se forem abordados na região de fronteira, aparentem estar transportando apenas mercadorias dentro da cota. Com a intensificação da fiscalização em Foz do Iguaçu, as quadrilhas que atuam no contrabando e descaminho tem cada vez mais tentado fracionar as remessas a partir de Foz do Iguaçu em diversas pequenas remessas, o que aumenta o custo da logística do contrabando, que é um dos objetivos da fiscalização.
Como resultado, seis ônibus de turismo, todos com placas de São Paulo e com destino à mesma cidade foram retidos transportando um carregamento avaliado em R$ 1,5 milhão em mercadorias descaminhadas. Esse carregamento incluía eletrônicos, smartphones, vestuários, perfumes, bebidas e brinquedos.
Durante a vistoria das bagagens de um dos passageiros, foi descoberta uma mala com o nome de uma mulher, contendo 18 kg de substâncias semelhantes à maconha. A mulher que tinha nacionalidade paraguaia foi imediatamente detida e presa em flagrante pela Polícia Federal de Cascavel, sob acusação de tráfico de drogas.
Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR