Rogério Quadros propõe ação integrada contra a exploração de crianças nos semáforos

Em recente reunião no Legislativo para debater o assunto, segundo o vereador, ficou evidente essa necessidade de ação integrada

Rogério Quadros. Foto: CMFI

Com ampla experiência em segurança pública e atuação destacada pelas causas sociais, o vereador Rogério Quadros (PTB) apresentou indicação na quinta-feira (11/05) para enfrentamento da situação de crianças usadas como pedintes nas vias públicas e semáforos de Foz do Iguaçu. Sugeriu ação integrada por se tratar de uma questão complexa que envolve assuntos de diversos órgãos, inclusive crime de exploração infantil. O vereador alerta que o problema é grave, vem aumentando, e exige providências eficazes.

A indicação nº 860/2023 sugere ao Poder Executivo, por meio de secretarias como a de Segurança Pública e Assistência Social, realizar estudos e mobilizar os diversos órgãos para um esforço conjunto nos moldes da AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana). A investida envolveria as forças de segurança juntamente com representantes do Ministério Público, secretarias ligadas à fiscalização e assistência social, Conselho Tutelar e redes de apoio.
“Sou Policial Civil e sabemos que todas as forças têm sua atribuição com fundamento na Constituição Federal. Há situações, como essa, que necessitam um trabalho conjunto, uma força-tarefa”, disse Rogério Quadros na tribuna da Câmara.

Em recente reunião no Legislativo para debater o assunto, segundo o vereador, ficou evidente essa necessidade de ação integrada. “Numa situação dessa o Poder Público se depara com várias questões de caráter criminal ou social em que apenas uma instituição fazendo a abordagem não vai resolver porque existem assuntos inerentes a outros órgãos”, comentou.

Numa ação integrada, conforme reforçou Rogério Quadros, “cada um vai agir na sua competência e sua atribuição. É um problema que acontece tem muito tempo e precisa dessa ação integrada. Em um primeiro momento a ação social já atua. Chega, orienta, explica. Faz um cadastro e ajuda famílias necessitadas. Agora, em um segundo momento, tem que ter o braço forte do Estado com o setor policial, combatendo crimes, pois a orientação já foi feita”.

Assessoria do vereador

Sair da versão mobile