Turismo x narguile. Vai ter que ler a nota inteira pra entender.
A praga do narguile (ou arguile ou até narguilé, como quer o corretor deste blog), que segundo os médicos é ainda mais prejudicial que o cigarro, pegou mesmo no Brasil.
Tanto que uma fabricante paraguaia, a Zomo, tem uma série de marcas voltadas para o mercado brasileiro, mantém em português páginas na Internet e fanpages nas redes sociais.
E, mais do que isso, lança produtos com os “Sabores do Brasil”.
“A linha Sabores do Brasil é feita para todo brasileiro, com sabores das frutas tropicais, para curtir o melhor que o país tem”, diz a Zomo em sua página na Internet.
As Cataratas
São quatro sabores do Brasil, por enquanto: Buzios Dreams, Copacabana Beach, Exotic Pantanal e… Iguassu Falls.
Epa, Iguassu Falls? Pronto, a Zomo agora comprou briga. O secretário municipal de Turismo de Foz, Gilmar Piolla, acaba de postar em sua página no Facebook:
“Absurdo uma marca de tabaco usar indevidamente o nome das Cataratas do Iguaçu em seus produtos. É o que propõe a Zomo, empresa que produz essência para narguile, no Paraguai. Ela atribuiu, sem autorização, o nome Iguassu Falls, juntamente com uma imagem das Cataratas do Iguaçu, numa essência de narguile que está lançando no mercado brasileira como parte de uma série Sabores do Brasil. Vamos contestar!”
Piolla postou a foto do produto, em cuja embalagem consta a advertência: “Este produto causa câncer”.
Ele não caiu no conto de que o narguile das Cataratas é uma boa propaganda. A Zomo apela, pra vender o narguile: “Experimente a diversidade e maravilhas deste lugar incrível, conhecida (SIC) por trazer uma das sete maravilhas da natureza”.
Vai ser uma briga boa!
Ah, apenas como curiosidade, a Zomo também fabrica a Zomo Timão, com foto do escudo do Corinthians. Na publicidade, usa o slogan “Vai Corinthians”. Homenagem ao campeão brasileiro de 2017! (Risos)
A fábrica da Zomo se chama Flavors of America S.A. e está instalada em Ciudad del Este. Pelo jeito, seus produtos caíram mesmo no agrado dos jovens brasileiros.
Só uma postagem no Facebook da Zomo, para marcar o lançamento de mais um sabor de outra linha, a World Experience, teve mais de 5.500 compartilhamentos, desde 15 de setembro. Era preciso marcar três amigos e compartilhar para concorrer ao sorteio de Iphones X.