Segundo boletim divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), responsável pelo gerenciamento da obra, a construção da Ponte da Integração, sobre o Rio Paraná, que ligará Foz do Iguaçu, no Brasil, e Presidente Franco, no Paraguai, se encontra no seguinte estágio.
As informações são bastante técnicas, mas, em síntese, afirmam que o mastro principal da ponte, no lado brasileiro, já alcançou 88,5 metros de altura e o do lado paraguaio, 64,5 metros.
No lado brasileiro
No decorrer do mês de junho, ocorreu a finalização da 2ª etapa da caixa de equilíbrio interna e externa no lado brasileiro, bem como a conclusão de parte da estrutura de encontro entre a ponte e a rodovia de acesso.
Até o final deste mês, finalizando a câmara de transição, o mastro principal alcançará 88,5 metros de altura do tabuleiro ao topo.
Já no vão central da ponte, a Aduela Metálica 6.1 recebeu as primeiras lajes pré-moldadas, feitas em concreto armado, apoiadas e concretizadas na aduela, como também a soldagem das ancoragens e tubos forma (montante e jusante) que compõem o conjunto da unidade metálica.
No lado paraguaio
No lado paraguaio, após a conclusão do deslocamento do conjunto: Aduela Metálica 5.1, Trechos Concretados 1, 2, 3 e 4, foi dada continuidade ao trabalho de execução da 2ª etapa da caixa de equilíbrio interna e a preparação do encontro/acesso, que interligará o nível do terreno ao tabuleiro da ponte.
No mastro principal, sua 1ª fase de execução foi concluída, atingindo assim ao final do mês de junho, aproximadamente 64,5 metros de altura do tabuleiro ao topo da estrutura.
Rodovia de acesso
Nesse período, a construtora continuou os serviços de execução de concreto, aço e forma na região da meso-estrutura dos encontros 01 e 02 do Viaduto de Acesso à Ponte Tancredo Neves, que liga o Brasil à Argentina
Também está sendo executado colocação de estacas raiz no Viaduto da BR-469, Estrada das Cataratas, onde, até o presente momento, já foram fixadas 13 de um total de 90 estacas.