O Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, João Morales (União Brasil) está cumprindo agenda oficial em Brasília. Nesta terça-feira, 12 de dezembro, ao lado do deputado Toninho Wandscheer e do vice-presidente da Associação Brasileira de Logística, Transportes e Cargas (ABTC), Celso Calegario, ele participou de reunião no Itamaraty com a embaixadora e secretária da América Latina e Caribe, Gisela Padovan.
Na pauta, as filas na fronteira Brasil/Argentina e a problemática da retenção no vizinho país do pagamento dos fretes para empresas brasileiras, o que já está em torno de 10 bilhões de dólares.
Na reunião, João Morales solicitou auxílio da embaixadora para otimizar o trâmite imigratório na Ponte Tancredo Neves – fronteira entre Foz do Iguaçu (BR) e Puerto Iguazu (ARG).
Relatou que em determinadas situações, o ingresso na Argentina leva em torno de 4 horas, o que tem prejudicado o turismo e o setor logístico.
Ressaltou que o setor turístico e a comunidade local têm pleiteado na Câmara de Vereadores o auxílio do Poder Executivo para resolver esta demanda e agora buscou o auxílio do Itamaraty.