A Ponte da Integração só será aberta para trânsito em 2024, devido ao atraso na execução das obras complementares de acesso a ela do lado paraguaio e brasileiro.
A informação foi divulgada pelo prefeito da cidade paraguaia de Presidente Franco, Roque Godoy.
A ponte em si, que liga Presidente Franco, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no Brasil, está “totalmente concluída” e pronta para o trânsito de qualquer tipo de veículo.
“Oficialmente, não há data definida para a utilização da Ponte da Integração. Estimava-se que seria viabilizada neste mês, mas por falta de obras complementares foi adiada. Essas obras só serão concluídas no final deste ano”, explicou Roque Godoy.
Do lado brasileiro, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, em entrevista ao programa Contraponto, da Rádio Cultura, na segunda-feira (10), disse que o cronograma das obras da Perimetral Leste, que dará acesso à ponte, sofreu um atraso devido a dois motivos:
- O projeto original foi alterado e deverá exigir mais dinheiro (aditivo);
- A troca de comando da hidrelétrica de Itaipu, que está financiando a obra.
Segundo o secretário, para resolver o problema, foi criada uma Câmara de Arbitragem, com a participação da Justiça Federal, DER-PR, DENIT, Itaipu Binacional e a empresa responsável pela obra.
Com informações do La Clave