Saiba por que o mercado europeu comprou toda a produção de cannabis do Paraguai

A estimativa é de que uma produção mínima de cinco toneladas por hectare possa ser vendida por até 125 mil dólares

O setor industrial da cannabis no Paraguai continua crescendo rapidamente, devido, principalmente, às exportações para a Europa.

Segundo o presidente da Câmara Paraguaia de Cannabis Industrial (CCIP),  Marcelo Demp, toda a produção de flores de cannabis premium prevista para 2024 foi adquirida pelo mercado europeu.

Motivo: segundo ele, a excelente qualidade do produto foi decisiva para sua aceitação, o que motivou empresários europeus a visitarem o Paraguai. Durante a estadia, além de confirmarem a compra, ofereceram tecnologia avançada para melhorar a conservação e o transporte das flores.

Uma das inovações tecnológicas introduzidas pelos empresários europeus é a liofilização, processo que permite congelar flores frescas a -30 graus em recipientes refrigerados. Este método garante que o produto chegue à Europa mantendo a sua frescura e qualidade, o que é fundamental para a sua comercialização em mercados exigentes.

Embora o volume total de produção ainda não possa ser determinado com precisão, devido à variabilidade no rendimento das culturas, estima-se uma produção mínima de 5 toneladas por hectare. O que poderia gerar rendimentos de aproximadamente 25 mil dólares por hectare.

Desde a aprovação da legislação sobre cannabis industrial em 2019, a indústria no Paraguai apresentou um crescimento exponencial.

Em poucos anos, o país exportou mais de 600 toneladas de produtos industrializados da planta, como gomas e infusões, e matérias-primas para diversos destinos internacionais.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile