Os cães possuem sentidos mais desenvolvidos que os seres humanos, principalmente o olfato, que neles é extremamente sensível. Portanto, para cuidar adequadamente desses animais de estimação, é importante conhecer os cheiros que os incomodam ou que podem causar algum tipo de desconforto.
Cítricos – Dependendo da sensibilidade do olfato, os cães tendem a não gostar de odores cítricos, seja por frutas ou por aromas de outros produtos, conforme revelam estudos veterinários, replicados pela imprensa internacional. As frutas cítricas podem até causar irritação no trato respiratório dos cães.
Álcool – Assim como as frutas cítricas, os cães odeiam o cheiro de álcool antisséptico. É aconselhável evitar o uso deste líquido perto desses animais peludos, não só por causa do olfato, mas também da pele. O líquido antisséptico costuma causar irritações na pele de animais de estimação. O mesmo vale para os produtos de limpeza, que podem ser extremamente invasivos para os cães.
Naftalina – O cheiro da naftalina é um dos mais perigosos e incômodos para os cães, e o problema não é apenas o aroma que ela exala. A ingestão acidental pode causar graves danos.
O olfato dos cães é entre 10.000 e 100.000 vezes mais desenvolvido que o dos humanos. Eles podem ter mais de 300 milhões de receptores olfativos e, por isso, evitar certos odores ajuda no bem-estar dos peludos.
Com informações do La Nación